Nesta segunda-feira, dia 27, a partir das 20 horas, acompanhe a participação da gerente médica do GRUPO GERIATRICS, dra. Marcelle Pires, na LIVE com o perfil Conversas de Plantão. O tema será “Desafios da Desospitalização no Cenário Atual e Futuro” e estarão na conversa duas convidadas com vasta experiência no assunto: a Enfermeira Cláudia Donattic e médica clínica dra. Ana Ludmila Cancela.

Conversas de Plantão é um grupo formado por quatro médicos, entre eles a dra. Ana Ludmila, com o propósito de promover excelência em comunicação na área de saúde. Desde 2019 o grupo ministra cursos que enfatizam habilidades essenciais para que o dia-a-dia das equipes seja centrado no paciente. Assim, com boa comunicação, consegue-se evitar aumento da ansiedade, estresse pós-traumático, luto prolongado e uma série de desfechos negativos.

O público alvo dos nossos cursos de Comunicação Estratégica em Saúde é composto por todos os profissionais de saúde. Entendemos que a integração do cuidado, principalmente em momentos de transição como a alta hospitalar, só é possível através do alinhamento entre todas as equipes e este objetivo só será atingido se houver uma comunicação efetiva e empática, habilidade que pode ser aprimorada através de treinamento adequado. Momentos como a passagem de plantão, visitas multidisciplinares e comunicação entre as equipes hospitalares e de assistência domiciliar demandam especial atenção e devem ser sistematizados para que informações fundamentais não sejam esquecidas e comprometam a segurança e qualidade da assistência ao paciente.

Ana Ludmila Cancela.

O grupo que também promove uma página do Instagram está junto desde 2008, quando trabalhava diariamente numa UTI oncológica. Eles treinaram atores que os ajudam a realizar a experiência imersiva do curso.

Conversamos com a dra. Ana Ludmila a respeito da desospitalização, que será tema da live desta segunda. Para ela, “uma das grandes barreiras à desospitalização e transição do cuidado para o atendimento domiciliar é o medo que muitas famílias demonstram quando é iniciado o processo de alta hospitalar de pacientes crônicos. Este temor resulta, muitas vezes, do desconhecimento a respeito da atuação dos profissionais e do tipo de suporte a ser oferecido, de experiências prévias pessoais ou de terceiros ou, ainda, da necessidade de organização dos próprios familiares para receber as equipes em seu domicílio. É fundamental explicar o plano de cuidados e sanar todas as dúvidas antes do momento da alta para que o processo de desospitalização transcorra com tranquilidade”.

Para emergências:        +55 21 3262-0100